O PMI composto dos EUA recuou para 55,1 em abril, o resultado é o menor para os últimos três meses. O resultado foi ainda inferior à expectativa de 57,0 pontos para abril.
Purchasing Manager’s Index – PMI
O índice purchasing manager’s index, ou índice de gerente de compras na tradução (PMI), é um indicador econômico obtido através das pesquisas mensais realizadas com os gerentes de compras das empresas.
Os setores pesquisados são os setores de serviços, industriais e de manufatura e tem como objetivo auxiliar os analistas e economistas a antecipar de forma mais certeira as mudanças nas tendências econômicas em dados oficiais, como é o caso do PIB, produção industrial, geração de empregos e até mesmo inflação.
É possível identificar quando um determinado setor está em contração ou expansão, através do resultado do seu PMI. Uma vez que um resultado superior a 50 pontos revela expansão e inferior a 50 pontos revela contração.
PMI Compostos dos EUA
O resultado do PMI composto dos Estados Unidos, divulgado na sexta-feira (22), pela S&P Global, caiu de 57,7 em março para 55,1 em abril. O resultado foi o menor dos últimos 3 meses e inferior à expectativa de 57 pontos para o mês.
O PMI Composto é composto pelo PMI de serviços e industrial, sendo que o PMI de serviços norte-americano apresentou queda de 58 em março para 54,7 pontos em abril e o PMI industrial subiu de 58,8 pontos em março para 59,7 pontos em abril.
O resultado do PMI de serviços atingiu o menor nível em três meses e ficou abaixo da expectativa de mercado que era de 57,9 pontos para o mês de abril.
Conforme afirmado por Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global, “muitas empresas continuam relatando impulso da demanda reprimida durante a pandemia, mas também estão enfrentando desafios crescentes com o aumento da inflação e o aperto do custo de vida, bem como atrasos persistentes na cadeia de abastecimento e restrições trabalhistas”.
Ainda sinalizou que apesar da queda no PMI composto, por enquanto o foco de uma perspectiva política provavelmente permanecerá firme na necessidade de controlar as altas pressões inflacionárias recordes sinalizadas pela pesquisa.
