O índice de inflação americana divulgado dia 11/05/22 veio acima da expectativa de mercado, subindo 0,3% no mês, contra uma expectativa de 0,2%.
Consumer Price Index – CPI
O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos, conhecido pela sigla em inglês CPI (consumer price index) tem como objetivo medir a variação dos preços de produtos e serviços que são pagos pelos consumidores norte-americanos.
Para que o resultado do CPI seja obtido, é realizado uma pesquisa e acompanhamento da variação de preços de produtos e serviços que compõem os grupos de alimentos, roupas, moradia, combustíveis, transporte, médicos e serviços de saúde, medicamentos e demais bens e serviços consumidos pela população no seu dia a dia.
Resultado CPI
O resultado do índice de inflação norte-americano (CPI) foi divulgado pelo BLS (Bureau of Labor Statistics) na quarta-feira (11).
O CPI registrou um avanço de 0,3% no mês de abril, acumulando uma alta de 8,3% nos últimos doze meses. Apesar do resultado ter sido inferior ao mês de março (1,2%), o CPI foi superior à expectativa de mercado, que projetava uma inflação de 0,2% para o mês.
Conforme divulgado pelo BLS, o que mais impulsionou a alta do índice em abril, foram os preços dos bens e serviços dos grupos de moradia, alimentos, passagens aéreas e veículos novos.
No mês de abril o índice de alimentos aumentou 0,9%, sendo que os alimentos para consumo em domicílio aumentaram mais, que os alimentos para consumo fora de casa. Enquanto o primeiro grupo aumentou 1,0%, o segundo apresentou um aumento de 0,6% no mês.
No grupo de alimentos para consumo em domicílio, o destaque no aumento de preços ficou por conta dos laticínios e produtos afins, que sofreram o maior aumento mensal desde 2007, subindo 2,5%. Outros produtos como cereais e produtos de panificação, carnes e ovos também apresentaram expressivos aumentos no mês de abril.
Para o grupo de alimentos em domicílio, que já subiu 10,8% nos últimos 12 meses, é a maior alta acumulada em 12 meses, desde o período encerrado em novembro de 1980.
Outro índice que foi responsável por impulsionar a alta do CPI, foi o índice de tarifas aéreas, que subiu 18,6% em abril, o resultado foi o maior aumento em um mês, desde que o CPI começou a ser divulgado em 1963.
Houve alguns índices que apresentaram queda no mês, como foi o caso do índice de vestuário que caiu 0,8% após seis meses de seguidos aumentos, índice de comunicação que caiu 0,4% resultando na terceira queda mensal consecutiva e o índice de carros e caminhões usados que também caiu 0,4%, sendo seu terceiro declínio consecutivo após uma longa série de aumentos.
Acompanhar a inflação norte-americana é importante, não só para entender que a pressão inflacionária está acontecendo em praticamente todos os países do mundo, como também uma das formas de acompanhar o quão rígida será a política monetária implantada pelo FED a fim de conter essa inflação no país norte-americano.
![[E-BOOK GRATUITO] Por que a China pode ser a nova potência mundial?](https://seufuturocapital.com.br/wp-content/uploads/2021/10/cta-ebook-china-01-01.jpg)
Por que a China pode ser a nova potência mundial?