IBC-Br divulgado pelo Banco Central, e considerado a prévia do PIB, subiu 0,34% em fevereiro, quando comparado com o mês de janeiro.
IBC-Br
O IBC-Br é o índice de atividade econômica do Banco Central e um indicador agregado de atividade. O índice é divulgado mensalmente com o objetivo de medir a evolução econômica do país.
Por essa razão o indicador também é conhecido como prévia do PIB (produto interno bruto), mas vale ressaltar que existem diferenças na metodologia de cálculo, nos conceitos e até mesmo na frequência da apuração, do PIB e do IBC-Br.
Resultado IBC-Br fevereiro
O IBC-Br, considerado a prévia do PIB e índice de atividade econômica do Banco Central, foi divulgado na última segunda-feira (02) pelo Banco Central, e subiu 0,34% no mês de fevereiro.
O resultado ficou próximo à expectativa de mercado, que esperava uma alta entre 0,30% e 0,50% para o mês de fevereiro.
Apesar de ter ficado levemente abaixo da expectativa, o resultado foi positivo, tendo em vista que em janeiro o índice recuou 0,73%, sendo que após a revisão do Banco Central, o resultado foi ainda menor, recuando 0,99% no primeiro mês do ano.
Com o resultado do mês de fevereiro, o IBC-Br acumula uma alta de 0,44% no primeiro bimestre de 2022 e uma alta de 4,82% nos últimos doze meses, sem ajuste sazonal.
Greve dos servidores do BC
A greve dos servidores do Banco Central que teve início no dia 1º de abril, foi suspensa por duas semanas, a fim de aguardar um retorno sobre as exigências salariais e de carreira.
Com essa suspensão da greve, foi possível ter acesso a divulgação de diversos indicadores que estavam atrasados, como foi o caso do próprio IBC-Br e o Relatório Focus, por exemplo.
Mas a greve foi retomada nesta terça-feira (03) e poderá afetar novamente o cronograma de divulgação e análise de dados por parte do Banco Central.